Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Com programa Pró-Ariranha, Naturatins reforça conservação da espécie no Parque Estadual do Cantão

Instituída pela Portaria nº 70/2022, ação visa garantir a proteção das populações da ariranha na unidade de conservação do Tocantins

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
10/03/2025 às 22h15
Com programa Pró-Ariranha, Naturatins reforça conservação da espécie no Parque Estadual do Cantão
Monitoramento é feito pela identificação das ariranhas, com base nas manchas únicas no pescoço de cada indivíduo.

 

Há  três anos, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Programa de Monitoramento e Conservação das Ariranhas (Pró-Ariranha), atua na conservação da espécie na região do Parque Estadual do Cantão (PEC). Instituído pela Portaria nº 70/2022, o programa tem como objetivo garantir a preservação das populações de ariranhas na área do PEC. 

A ariranha (Pteronura brasiliensis), um dos maiores carnívoros semi-aquáticos da América do Sul, é uma espécie ameaçada de extinção. No passado, suas populações foram drasticamente reduzidas pela caça para obtenção de peles. Hoje, enfrenta novos desafios como a degradação de seu habitat causada pelo desmatamento e poluição dos rios. No Tocantins, o Parque Estadual do Cantão abriga uma das populações da espécie, sendo um local essencial para sua preservação.

Com duração de 10 anos, o programa Pró-Ariranha é dividido em quatro campanhas anuais. Neste ano, a primeira campanha inicia em março, dando continuidade ao trabalho de monitoramento da espécie. O programa abrange 17 ações, incluindo gestão, monitoramento, acompanhamento das populações de ariranhas, capacitação de guardas-parques e condutores ambientais; apoio a pesquisas científicas sobre a biologia e ecologia da espécie; além da avaliação da qualidade das águas do Rio Coco e seus afluentes. Essas iniciativas visam fortalecer a implementação de planos estratégicos de pesquisa e gestão do conhecimento, contribuindo para a conservação da espécie e de seu habitat.

Em fevereiro, o programa submeteu um resumo de seus principais resultados ao 16º Congresso Internacional de Lontras, realizado em Lima, no Peru.

A coordenadora do programa e bióloga do Naturatins, Samara Almeida, ressalta a importância da iniciativa e os desafios enfrentados. “A ariranha é um excelente bioindicador da qualidade ambiental dos rios. Sua presença nos diz que estamos diante de um ecossistema saudável. Se queremos garantir um futuro sustentável para nossas águas e nossa biodiversidade, precisamos protegê-la”, pontua.

O programa também desempenha um papel fundamental na gestão do ecoturismo no Parque Estadual do Cantão. A ideia é estabelecer diretrizes que permitam a observação da fauna sem causar impactos negativos à espécie. “A população de ariranhas do Cantão tem grande potencial para o turismo ecológico. Nosso desafio é equilibrar a conservação com o desenvolvimento sustentável, garantindo que esses animais sejam observados sem interferências negativas em seu comportamento natural”, explica a bióloga do Naturatins, Samara Almeida.

O monitoramento é feito pela identificação das ariranhas, com base nas manchas únicas no pescoço de cada indivíduo. Esse método não invasivo permite acompanhar a dinâmica populacional e avaliar os impactos das ações de conservação. 

Além das ações de pesquisa e monitoramento, o Pró-Ariranha promove atividades de conscientização e educação ambiental voltadas às comunidades locais, empreendimentos turísticos e proprietários de terras, reforçando a importância da preservação da espécie e de seu habitat.

O Pró-Ariranha é um compromisso de longo prazo com a biodiversidade do Tocantins. Cada passo que damos nesse projeto representa um avanço na proteção não apenas da ariranha, mas de todo o ecossistema aquático da região”, enfatiza a bióloga Samara Almeida.

Com o programa, o Governo do Tocantins reafirma seu compromisso com a conservação ambiental, consolidando-se como um modelo no Brasil. “Por meio de um planejamento estratégico eficaz, o programa une ciência, gestão ambiental e engajamento comunitário, garantindo a sobrevivência da espécie ameaçada de extinção e a preservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações”, conclui a bióloga do Naturatins.

Atividades de monitoramento do Pró-Ariranha são realizadas quatro vezes ao ano 
 
Instituído pela Portaria nº 70/2022, o programa visa garantir a proteção das populações da ariranha no Parque Estadual do Cantão 
 
Atuação da equipe em pesquisas e monitoramento 
 
Coordenadora do projeto, Samara Almeida, realiza ação de conscientização ambiental com alunos que residem na região do Parque Estadual do Cantão
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias