Mais uma parceria entre o Poder Judiciário do Tocantins e a Polícia Militar, realizada nesta quarta-feira (8/1), revelou a sintonia entre os órgãos. Na ocasião, a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Tocantins (Asmil/TJTO) recebeu duas viaturas plotadas com identidade visual da PM e logo da Asmil. A caminhonete Hillux ficará em Palmas e o Corolla XEI vai atender a comarca de Gurupi. Ambos os veículos são da marca Toyota.
“Trabalhamos em parceria, em unidade, pelo bem comum da nossa população tocantinense. A viatura vai atender demandas da PM e nos auxiliar na segurança da nossa instituição e das nossas audiências, pois sabemos que muitas vezes a audiência é encerrada e o servidor tem que parar tudo e ficar muito tempo no aguardo da viatura de uso comum, que também tem suas atribuições de rotina. Então, a viatura vai funcionar desta forma e vai nos ajudar nesse momento”, disse a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.
As chaves das viaturas foram entregues para duas policiais mulheres. “Isso é muito significativo”, frisou ainda a presidente Etelvina ao entregar a chave do Corolla diretamente nas mãos da chefe da Asmil/TJTO - Núcleo Gurupi, 1º Tenente Suzi Rodrigues, e da Hillux para a Cabo Mahianna Maciel, que atua na Asmil da sede do TJTO, em Palmas, e estava de serviço na ocasião.
O comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou que as novas viaturas irão otimizar o trabalho daqueles que atuam nas assessorias militares. “Elas vão desafogar um pouco o nosso serviço das viaturas ordinárias, que são poucas, e às vezes há essa dificuldade, precisa de uma viatura para levar um preso, conduzir um preso, e precisa ficar esperando, então isso aqui já vai resolver”, pontuou o comandante destacando, ainda, que “Além de uma viatura caracterizada, ostensiva, numa cidade ela também vai aumentar a ostensividade da PM, que é a nossa missão prescrita. Então, em todos os sentidos, a gente enxerga como positiva essa ação que a senhora está fazendo. Só tenho a agradecer e parabenizar a senhora pela gestão”.
O coronel Jaizon Veras Barbosa, assessor militar do TJTO, explicou que as viaturas vão ajudar além das demandas com os presos nas comarcas de Palmas e interior, como nas rondas no entorno da sede do Tribunal de Justiça e patrulhamento nas demais unidades do Poder Judiciário da capital, como o Fórum, Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e os Anexos.
Os veículos são fruto de doação realizada pelo Judiciário às forças de segurança do estado, como a Polícia Militar, em setembro de 2024.