O auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, sediou nesta sexta-feira, 23, o 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para População em Situação de Rua do Tocantins. O evento, de iniciativa da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua, contou com a presença da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) que é integrante da rede.
Na solenidade de abertura, a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da DPE-TO, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, destacou que a Defensoria Pública está à disposição para acolher, ouvir e atuar nas demandas das pessoas em situação de rua. “Procurem a gente, procurem a Defensoria, peçam ajuda! Estamos lá para isso”, reforçou.
Participam do Fórum órgãos municipais, estaduais e federais e pessoas em situação de rua que irá debater políticas públicas e soluções para esta parte vulnerável da população, o fortalecimento da Rede e estratégias para atender essa população de maneira mais humana e digna.
A programação contará, ainda, com apresentação da experiência do Tribunal de Justiça de São Paulo na implementação de políticas públicas para pessoas em situação de rua, debates, perguntas e relatos de pessoas que vivem essa realidade.
Na ocasião, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (ADPETO) fez a entrega de kits de higiene, em consonância com a campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), cujo tema é: “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
Durante esta semana, a Defensoria Pública do Tocantins realizou ações em Palmas, Porto Nacional e Araguaína para atendimento de pessoas em situação de rua.
Da DPE-TO também esteve presente a analista jurídica do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Liz Marina Régis Ribeiro.
Mín. 24° Máx. 39°