Em continuidade às ações de combate e repressão qualificada à criminalidade no Estado, a Polícia Civil do Tocantins deflagrou, na manhã desta terça-feira, 17, uma operação por meio da 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (5ª DEIC – Guaraí), que resultou na prisão de três indivíduos suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido em maio no Município. O crime teria ocorrido no contexto da disputa por territórios entre facções criminosas rivais.
O delegado-chefe da 5ª DEIC, Joelberth Nunes de Carvalho, explica que a operação teve por objetivo dar cumprimento a três mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão em desfavor dos indivíduos identificados pelas iniciais F.S.J., de 21 anos, J.B.M.R., de 32 anos e A.D.R., de 24 anos de idade.
Os indivíduos são investigados como suspeitos de serem os autores do crime de homicídio que vitimou Pedro Henrique Nunes de Sousa, vulgo "Scoob", integrante de uma organização criminosa de renome nacional, fato ocorrido em Guaraí no último dia 24 de maio.
Ainda de acordo com a autoridade policial, os presos são apontados como integrantes de uma organização criminosa rival da que a vítima pertencia e são responsáveis por vários outros crimes, dentre eles tentativas de homicídio, também contra integrantes da facção rival. Um dos alvos da ação de hoje, F.S.J., de 21 anos, foi identificado pelo apelido “Rhamon.xavier” e é apontado como o mandante do homicídio que vitimou Pedro Henrique.
Investigações
De acordo com as investigações, “Rhamon.xavier” é apontado como mandante do homicídio e também como um dos executores de outros ataques contra integrantes de uma facção criminosa rival, em Guaraí. Ainda conforme apurado pela Polícia Civil, o condutor da motocicleta utilizada no crime foi identificado como J.B.M.R., de 32 anos, que atualmente cumpre pena em regime semiaberto por tráfico de drogas.
O autor material do crime foi identificado como A.D.R.F., de 24 anos. A arma utilizada no homicídio não foi localizada, pois os suspeitos informaram que a devolveram ao proprietário. Durante as diligências, foi constatado que um dos capacetes e as roupas usadas pelos autores foram queimados, enquanto a motocicleta utilizada foi apreendida como parte das investigações. A operação contou com o apoio das unidades policiais da 47ª DP, 48ª DP, e da Central de Atendimento, todas sediadas em Guaraí.
O delegado Joelberth Nunes de Carvalho ressalta a importância das prisões, destacando que se trata de indivíduos de alto grau de risco, integrantes de facção criminosa.“Essa é mais uma ação de extrema importância que resultou na retirada de circulação de três homens com extensa ficha criminal e envolvimento direto neste homicídio, que agora deverão responder presos pelo crime que cometeram. A Polícia Civil do Tocantins segue firme, atuando com rigor para elucidar e prender os autores de crimes dolosos contra a vida em Guaraí e região”, pontua.
Após os procedimentos cabíveis, os indivíduos permanecem sob custódia na Unidade Prisional de Guaraí, onde estão à disposição da Justiça.