Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Polícia Federal investiga fraudes milionárias em benefícios de salário-maternidade no  Tocantins

Operação  Duplo Ardil.

JAVAN QUIXABEIRA
Por: JAVAN QUIXABEIRA Fonte: Ascom/PF-TO
17/06/2025 às 13h12
Polícia Federal investiga fraudes milionárias em benefícios de salário-maternidade no  Tocantins
Foto: Divulgação / Sede da Polícia Federal - Palmas/TO.


Palmas/TO - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17/06/2025), a “Operação 
Duplo Ardil”, com o objetivo de desarticular um suposto grupo criminoso especializado em fraudar benefícios de salário-maternidade, dando cumprimento a dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi/TO e Araguaína/TO. 

Continua após a publicidade
Anúncio

As investigações indicam que os envolvidos teriam fraudado centenas de benefícios, 
causando um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. O modus 
operandi consistia em cooptar mulheres que haviam sido mães recentemente, criar vínculos empregatícios fictícios em nome delas e, em seguida, requerer o benefício junto à Previdência Social. 

Após o recebimento das parcelas, as beneficiárias eram obrigadas a repassar metade do valor aos integrantes do grupo criminoso. Em alguns casos, as mães sequer tinham conhecimento da fraude e acabavam ficando em débito com o INSS. 

Os suspeitos poderão ser indiciados e responder pelos crimes de estelionato majorado e associação criminosa, previstos nos artigos 171, §3º, e 288 do Código Penal, cujas penas somadas podem chegar a 9 anos e 8 meses de reclusão. 

O nome da operação, "Duplo Ardil", faz referência à estratégia utilizada pelo grupo, que enganava simultaneamente a Previdência Social e as próprias beneficiárias, utilizando vínculos empregatícios fictícios para obter os benefícios de forma ilícita. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias