Aguiarnópolis, TO – A 5ª edição da tradicional Cavalgada de Aguiarnópolis, realizada no último domingo,31, superou expectativas e entrou para a história como um dos maiores eventos já promovidos no município. Organizado pelo ex-vereador Julimá Brito, o encontro marcou a retomada das festividades locais após o trágico acidente que resultou na queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226.
Além de representar um momento de reencontro e celebração cultural, a cavalgada teve um forte impacto econômico, movimentando o comércio, incentivando o turismo regional e reacendendo o espírito festivo da população.
Comitivas de diversas regiões prestigiaram o evento, que teve um desfile pelas principais vias da cidade. A estrutura foi elogiada por participantes e visitantes, contando com área de almoço para o público, espaço de embarque e desembarque dos animais devidamente preparado, e uma programação artística com shows de artistas regionais e nacionais.
A festa também foi marcada por uma série de premiações. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao senhor Luis Pinga, que recebeu o prêmio de cavaleiro mais idoso da cavalgada. Já a Comitiva da Cachoeira foi a grande vencedora do sorteio de uma novilha, prêmio que celebrou a participação ativa dos grupos presentes.
Outro destaque especial foi o pequeno Breno Ribeiro, filho da saudosa Lorena Ribeiro, uma das vítimas da tragédia da ponte. Comovido com a situação, o organizador Julimá Brito fez diversos convites e insistiu pessoalmente para que o menino participasse do evento. O resultado foi emocionante: Breno não apenas participou, como se destacou e foi premiado com o título de Cavaleiro Mirim Destaque da cavalgada.
O evento contou com o apoio de deputados estaduais e federais. O organizador, Julimá Brito, agradeceu aos parceiros que contribuíram para a realização do evento:
“Primeiramente quero agradecer a Deus por esta oportunidade de realizar este evento, a todo público que compareceu, as comitivas; Comitiva União de Palmeiras, Comitiva De Nazaré, Comitiva de Cachoeirinha, comitiva Potência Sertaneja de Santa Terezinha, Comitiva Aguiarnopolis. É uma honra para mim poder organizar essa grande festa para o povo de Aguiarnópolis. Agradeço ao deputado estadual Eduardo Mantoan, que destinou uma emenda de R$ 100 mil; aos deputados estaduais Amélio Cayres, Luciano de Oliveira e Wiston Gomes; aos deputados federais Vicentinho Júnior e Felipe Martins; ao empresário Raul Guimarães; ao ex-prefeito Paulin do Bonifácio; ao ex-prefeito de Praia Norte, Ho Chi Min; à empresa Brasnica; ao empresário Willian Keninha; ao Dr. Márcio Araújo; aos ex-prefeitos de Aguiarnópolis, Zeca Cabral e Ivan Paz; ao prefeito de Darcinópolis, Raimundo Curica; ao prefeito Júnior Noleto, de Palmeirópolis; ao prefeito de Tocantinópolis, Fábion Gomes; à secretária municipal de Saúde, que prestou apoio com ambulância à disposição; à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que disponibilizou carradas de barro para o aterro de embarque e desembarque dos animais.
Os barraqueiros e ambulantes receberam suas barracas totalmente doadas pelo organizador do evento. Agradecemos o apoio da Polícia Militar e, em nome do posto de combustível Toc da Onça, agradeço aos demais patrocinadores que contribuíram para a realização deste momento tão especial”, afirmou.
Julimá também fez críticas à postura da Prefeitura Municipal de Aguiarnópolis em relação ao evento:
"Não tivemos um apoio maior, como era esperado, da prefeitura do município. Até mesmo a licença da Praça Daniela Cabral, que solicitamos ainda no mês de abril, só veio a ser autorizada um dia antes do evento, o que impediu o pagamento de emendas para cobrir as despesas com os shows e a estrutura do evento. Isso nos dificultou muito na organização, prejudicando não o organizador, mas sim toda a comunidade de Aguiarnópolis e os turistas que vieram prestigiar o evento." lamentou Julimá.
Mesmo diante dos obstáculos, a 5ª Cavalgada de Aguiarnópolis foi um verdadeiro sucesso, unindo tradição, cultura e desenvolvimento. O evento reafirma seu lugar como uma das maiores manifestações culturais da região norte do Tocantins.
(Matéria: Javan Quixabeira).