Na próxima quinta-feira, 5 de junho, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins realizará a inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) nas aldeias Pedra Branca e Cachoeira, localizadas no município de Goiatins, território da etnia Krahô.
A primeira solenidade está marcada para as 10h, na Aldeia Pedra Branca, enquanto a segunda ocorrerá às 15h30, na Aldeia Cachoeira. As unidades foram construídas por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vinculada ao Ministério da Saúde, sob a coordenação do DSEI Tocantins.
As UBSIs chegam para reforçar a atenção primária à saúde nas comunidades indígenas, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de forma qualificada, respeitosa e culturalmente adequada. A iniciativa simboliza o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população indígena, que historicamente enfrenta dificuldades no acesso à saúde básica.
As obras e os eventos contam com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, das prefeituras de Itacajá e Goiatins, da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (SEPOT), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), além do envolvimento de empresários locais da cidade de Itacajá.
As cerimônias devem reunir importantes lideranças indígenas, bem como autoridades políticas municipais, estaduais e federais, numa demonstração de união e compromisso com a promoção da saúde nas aldeias.