O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, recebeu em seu gabinete na tarde da última terça-feira, 18, a visita do deputado estadual Danilo Alencar. O encontro teve por finalidade iniciar as tratativas para o estabelecimento de um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a SSP/TO, por meio do Instituto Médico Legal (IML) e da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde e do Banco de Olhos, objetivando a captação de córneas de pessoas doadoras, nas sedes dos Núcleos de Medicina Legal.
O deputado Danilo Alencar, acompanhado da delegada aposentada da Polícia Civil do Tocantins, Suraia Vilela, apresentou ao secretário Bruno as condições técnicas para que a parceira entre a SSP e a SES possa ser concretizada, ressaltando a importância da pauta que, se viabilizada, poderá beneficiar milhares de pessoas que atualmente estão na fila de transplantes de córneas, uma vez que agilizará o processo de captação que poderá ser realizado, diretamente nas dependências dos Núcleos de Medicina Legal de todo o Estado.
Por meio do Termo de Cooperação Técnica, a SSP ficará responsável por avisar ao grupo de captação da Central de Captação de órgãos, que irá até a sede do Núcleo de Medicina, fazer essa captação, das córneas de pessoas falecidas e que já são doadoras de órgãos e tecidos. Em casos em que não houver autorização expressa da pessoa falecida, as famílias serão contatadas e questionadas sobre a possibilidade de fazer a doação de córneas. Em caso afirmativo, a família poderá se dirigir até o IML, onde assinará os documentos necessários e assim autorizar a retirada das córneas, conforme estipula a lei.
Importante ressaltar que o procedimento não acarretará em nenhum tipo de ônus ou qualquer despesa para o Estado.
O secretário Bruno se mostrou muito interessado na ideia e na possibilidade de firmar o Termo de Cooperação Técnica que permitirá que centenas de pessoas que hoje estão na fila de espera do transplante possam ser beneficiadas e voltem a enxergar.
“Nós temos inúmeros casos de pessoas que necessitam desse transplante e a Secretaria da Segurança Pública vai tentar fazer o possível para ajudá-las. Nesse sentido, o Banco de Olhos vai ser o responsável por tratar das autorizações e assim realizar todo o procedimento de retirada das córneas de transplante. Desse modo, além de ajudar as diversas pessoas que estão na fila aguardando esse transplante, o Tocantins vai ser um protagonista por também estar ampliando esse acesso através do seu Instituto Médico Legal e ajudando do ponto de vista social inúmeras famílias”, frisou o gestor da SSP/TO.
O Deputado Danilo se mostrou muito satisfeito com a recepção do secretário da SSP e agradeceu pelo apoio em uma demanda que tem por maior beneficiária a população que mais precisa. “É um privilégio estar aqui e, nesta oportunidade, gostaria de agradecer ao secretário Bruno, que nos recebeu muito bem e se comprometeu a fazer gestão para que essa parceria seja finalizada no menor tempo possível”, disse.