Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Em Palmas, Secretaria da Segurança Pública elege e empossa Conselho Comunitário de Segurança da região das Arnes

O conselho é um mecanismo que fortalece a promoção da cidadania e o desenvolvimento de ações preventivas

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
14/03/2025 às 09h57
Em Palmas, Secretaria da Segurança Pública elege e empossa Conselho Comunitário de Segurança da região das Arnes
Relevância do Conseg se evidencia na sua capacidade de aproximar cidadãos e agentes públicos em um esforço coletivo para construir um ambiente mais seguro e organizado.

 

A diretoria do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) da região das Arnes, em Palmas, foi eleita e empossada na noite desta quinta-feira, 13. A posse foi dada pela Diretoria de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) em solenidade ocorrida na Escola Municipal Anne Frank. 

O Conseg é uma entidade formada por voluntários da comunidade que se reúnem para discutir e propor soluções para questões de segurança pública e qualidade de vida em determinado bairro ou região. Os conselhos funcionam como uma ponte entre a população e as autoridades policiais e governamentais, buscando soluções conjuntas para os problemas locais.

Durante o evento, o secretário-executivo da Segurança Pública do Tocantins, Reginaldo de Menezes, reforçou que a implantação de mais um Conseg no Estado contribui para a segurança e a qualidade de vida da população. “Quero destacar que a Secretaria da Segurança Pública está integrada com as demais forças e com o trabalho dessa nova diretoria e com a colaboração de todos, conseguiremos avançar ainda mais na construção de uma sociedade mais segura e unida. A segurança pública é responsabilidade de todos, e juntos podemos fazer a diferença”, disse o secretário. 

O diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa destacou que o Conseg é formado por pessoas comprometidas e que sabem da importância do papel que desempenham. “Essa é uma agenda muito importante para a comunidade palmense. Gostaria de parabenizar a todos que se dedicaram a essa missão e, mais uma vez, reforçar que a Polícia Comunitária é uma via de mão dupla. O nosso trabalho só é possível com a confiança e o envolvimento de cada cidadão, e é isso que queremos continuar fortalecendo a cada dia”, lembrou o diretor.

A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, também comentou sobre sua satisfação em ver a concretização de mais um Conseg na região norte de Palmas. “Estou muito feliz porque vejo que esse é um Conselho que já nasce forte. E ver a Prefeitura de Palmas tão bem representada neste evento, com o vice-prefeito Carlos Eduardo Veloso, e tantos secretários, mostra que vamos caminhar ombreados, com grandes resultados. Vamos continuar trabalhando para que pelo menos cada cidade do Estado tenha um conselho”, disse a superintendente. 

Presente à solenidade, o vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Veloso, afirmou que o município se orgulha em participar de um momento tão importante para a Segurança Pública. 

Parabenizo toda a diretoria do Conseg por esse processo de aproximação e trago a palavra do prefeito Eduardo que diz que nós estamos aqui pra servir a comunidade. Um projeto que começa com parceria e de mãos dadas tem a certeza de crescimento. Temos uma equipe que de fato vai estar disposta a caminhar juntos com o Conseg, com a Segurança Pública”, ressaltou. 

O presidente eleito Mário Pinto disse em discurso que a parceria entre forças de segurança e a comunidade vai permitir resultados ainda mais significativos na queda do índice de criminalidade. “Já participo do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp) mas sempre vi a necessidade de uma aproximação cada vez maior entre as forças de segurança e a sociedade, por isso assumi este compromisso. Nós temos 26 quadras na região das Arnes com uma média de mil pessoas em cada quadra. A região norte, juntando tudo, passa de 100 mil pessoas e todas essas pessoas têm o mesmo objetivo: ter uma segurança de qualidade”. 

Também prestigiaram a solenidade o delegado titular da 3 Delegacia de Polícia Civil de Palmas, Túlio Mota, o major Yurg Noleto Coelho, comandante da 1 Companhia do 1 Batalhão de Polícia Militar, o secretário de Mobilidade Urbana e Defesa Civil de Palmas, Francisco Seixas Tadeu de Lima, o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes Cunha, secretária extraordinária de Articulação Comunitária de Palmas, Ana Maria Monteiro, o secretário executivo da Secretaria de Ação Social de Palmas, Amilson Rodrigues Silva e outros representantes do município de Palmas além da comunidade.  

Membros do Conseg

Confira a chapa que foi eleita por aclamação: 

Presidente: Mário Agostinho Coelho Pinto 

Vice-Presidente: Carlos Humberto L. Souza

1ª Secretário:Gabriel Marques De Sousa Pereira

2º Secretário:Florian Alexander Geipel

1º Tesoureiro: Kleiton Fernando Dos Santos Sousa

2º Tesoureiro: Rafael Reis Neres

Membros Natos:

Major Yurg Noleto Coelho - Polícia Militar

Delegado Túlio Pereira Mota - Polícia Civil

Conselho Fiscal:

Titulares:

Sebastião Ribeiro Cavalcante

Maria de Jesus de Oliveira Barros

José Sales Pereira

Suplentes:

 Viomar Rezende Maia

José Joaci Vieira Moreira

Clodoaldo Pereira G. de Araujo

Telma Rejane Leal Yoyô

Secretário-executivo da SSPTO, Reginaldo de Menezes, reforçou que a implantação de mais um Conseg no Estado contribui para a segurança e a qualidade de vida da população.
 
Conseg é um instrumento de participação social e cidadania ativa.
Presidente eleito Mário Pinto destacou que a parceria entre forças de segurança e comunidade permite resultados ainda mais significativos
 
SSPTO elege e empossa Conselho Comunitário de Segurança da região das Arnes.
 
Queda nos índices de criminalidade, especialmente na região norte é graças ao trabalho das forças de segurança que aliadas à comunidade terão muito mais resultados positivos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias