O tema ‘Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano’ vai nortear a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins (4ª CESTT). O evento de realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Conselho Estadual da Saúde (CES), Conselho Nacional da Saúde (CNS), Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) tem a participação da comunidade em geral.
A Conferência Estadual de Saúde é um fórum que propõe avaliar e estabelecer diretrizes para as políticas de saúde visando assegurar um ambiente de trabalho seguro e digno para os trabalhadores. Os eixos, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e Seus Impactos na Saúde e a Participação Popular e Controle Social na Saúde dos Trabalhadores, serão abordados durante o evento.
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “a Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um importante espaço para a elaboração de politicas públicas focadas na qualidade de vida dos trabalhadores. Essa valorização do profissional é muito importante, pois determina a qualidade do serviço oferecido também à população”.
A prevenção e os agravos invisíveis estão entre os tópicos que serão discutidos durante a conferência. “Vamos alavancar discussões sobre assédio moral, carga excessiva de trabalho, depressão, prevenção visando reduzir o número de agravos relacionados à saúde do trabalhador. Vamos sair desta conferência com propostas concretas para fortalecer o SUS, aumentar a fiscalização e garantir que as políticas públicas beneficiem trabalhadores formais e informais”, explicou o presidente do CES, Raimundo de Sousa Morais.
Etapas
A programação da conferência compreende as seis etapas macrorregionais que ocorrerão nas seguintes datas: dia 02 de abril (Augustinópolis), 04 de abril (Araguaína), 06 de maio (Gurupi), 08 de abril (Dianópolis), 13 de maio (Paraíso) e nos dias 10 e 11 de junho, a etapa estadual em Palmas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (Parque do Povo).