Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

No Dia Mundial do Glaucoma, SES/TO reforça importância do diagnóstico precoce da doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
12/03/2025 às 09h57
No Dia Mundial do Glaucoma, SES/TO reforça importância do diagnóstico precoce da doença
Para prevenir o glaucoma, é primordial realizar consulta com um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

 

No Dia Mundial do Glaucoma, lembrado nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população sobre os cuidados e reforça a importância da descoberta precoce da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, mas se descoberta na fase inicial, pode ser tratada.

O médico oftalmologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Darcy Pereira Drumond Júnior,  explica que o glaucoma é uma doença causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular, podendo levar à perda da visão. “O glaucoma pode se desenvolver durante meses ou anos, sem nenhum sintoma aparente, com  evolução silenciosa, por isso quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as probabilidades de evitar a perda progressiva da visão. Após o diagnóstico, o tratamento é realizado clinicamente por medicamentos ou cirúrgico, cirurgias fistulizantes, ou a laser. A decisão do tratamento deve ser tomada com o acompanhamento, por meio de consultas periódicas".

De acordo com o especialista, os principais fatores de risco são: genética, hereditariedade, uso de medicamentos sem orientação médica, traumas, entre outras de menor importância, mas que também devem ser levadas em consideração durante o acompanhamento.

Para prevenir o glaucoma, é primordial  realizar consulta com  um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Atendimento no SUS

Para serem encaminhados aos Serviços de Atenção Especializada, os pacientes devem, primeiro, procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF). Os usuários  com diagnóstico confirmado devem ser acompanhados por um médico oftalmologista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias