Mulher trabalha, mulher estuda, mulher batalha, mulher é mãe e, às vezes, precisa exercer dupla jornada, fazendo também o papel de pai. Por isso, o Tribunal de Contas do Estado (TCETO), reconhecendo a importância delas, homenageou nesta sexta-feira, 7 de março, todas as servidoras da Corte, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, 8 de março.
Na entrada do prédio sede e do Edifício Ruy Barbosa, as servidoras foram recebidas com honras femininas ao som do cantor Badinho Araújo e do violinista Pedro Henrique Rodrigues Sanches. Cada uma recebeu um mimo: uma palha italiana e um pequeno vaso com uma planta suculenta.
Muitas servidoras se surpreenderam com as homenagens. A chefe de gabinete da Corregedoria, Aida Maria do Amaral, que trabalha no primeiro piso do Edifício Ruy Barbosa, contou que foi atraída pela música, desceu a escada às pressas e acabou sendo homenageada. “É um momento muito importante, porque a mulher exerce um papel relevante tanto em casa quanto no trabalho”, comemorou.
A assessora especial da Quinta Relatoria, Joana Dark de Souza, e a servidora do Ministério Público de Contas (MPC), Michele Borges, viram as homenagens como um reconhecimento pelos desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia. Já a servidora da Assessoria de Normas e Jurisprudência, Khênia Rúbia Franco Nunes, agradeceu a homenagem e destacou a importância da data para a valorização de todas as mulheres.
O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, esteve nas recepções, cumprimentou as servidoras que chegavam para trabalhar e entregou os mimos. O presidente deixou uma mensagem não apenas para as servidoras, mas para todas as mulheres. “Temos que homenageá-las não só hoje, mas todos os dias, pelo que representam para nós. Devemos agraciá-las e agradecer por tudo o que fazem. Elas são donas de casa, trabalhadoras, esposas e amigas”, concluiu.
As homenagens às servidoras fazem parte do Projeto Qualidade de Vida, desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos (RH) e teve apoio da Associação dos Servidores (Astec), do Sindicato dos Servidores do TCETo (Sinstec) e da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCETO (AudTCETO).