Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Dia da Mulher: o Oscar vai para... Estrelas do Judiciário do Tocantins

Dia da Mulher

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Ascom/ TJ-TO
08/03/2025 às 10h38
Dia da Mulher: o Oscar vai para... Estrelas do Judiciário do Tocantins

 

Com direito a flashes, paparazzi, aplausos, tapete vermelho e uma estatueta gigante do Oscar, magistradas e servidoras do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foram recepcionadas e homenageadas, nesta sexta-feira (7/3), ao chegarem ao trabalho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3). O evento inspirado na cerimônia do Oscar trouxe um toque especial e reconhecimento àquelas que desempenham papéis essenciais na Justiça tocantinense. 

“Acho que todas as mulheres merecem um tapete vermelho e receber um Oscar. Foi sensacional!”, disse a assistente social do Centro de Saúde (Cesau/TJTO), Ana Paula Prado. 

Após a recepção, o clima de suspense tomou conta do evento realizado no auditório do TJ. Quem seria agraciada com o tão cobiçado “Oscar do Judiciário”? 

O próprio 'Will Smith do Cerrado', encenado pelo servidor Valdeir Santana, saiu diretamente de Hollywood para anunciar as vencedoras, as Estrelas do Judiciário. Um reconhecimento coletivo, que simboliza a importância das mulheres em diversos setores da Justiça e no cotidiano do Estado.

"O Dia Internacional da Mulher é uma data importante a ser lembrada, não apenas para ressaltar o papel das mulheres no mundo, mas também para reforçar a necessidade de construirmos uma sociedade com base no respeito, na igualdade de oportunidade entre os gêneros, na paz em casa e em todos os ambientes. E já que estamos aqui na cerimônia do Oscar, recebam essa homenagem como estrelas! Estrelas da vida real e que merecem brilhar!”

Disse a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacando a importância de reconhecer o papel das mulheres que representam 58% da força de trabalho do Poder Judiciário.

Para a analista judiciária da Diretoria-Geral, Mary Miranda, foi um momento emocionante. “Me senti de fato no Oscar, fiquei emocionada”.

A cerimônia foi marcada ainda pelas presenças das desembargadoras Ângela Haonat e Ângela Prudente. Acompanharam ainda a homenagem, o juiz auxiliar da presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho, diretor-Geral, Francisco Alves Cardoso Filho; diretora executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Ana Beatriz Preto; chefe de Gabinete, Lívia Guimarães, diretora de Infraestrutura e Obras, Rosane Mesquita Vieira, diretora de Tecnologia da Informação, Alice Setúbal, diretora de Comunicação Social, Paula Bittencourt e demais servidoras.

Celebração 

Como parte da programação foi exibido o documentário Mercury 13, vencedor do Oscar em 2017. O filme retrata a história de 13 astronautas determinadas a integrar o programa espacial Mercury 13 da Nasa. Em 1961, enfrentando um cenário machista e excludente, elas batalharam para conquistar seu espaço na aviação dos Estados Unidos, sem discriminação. Uma tarde de aprendizado, inspiração e reafirmação de que a coragem e a determinação abrem novos caminhos.

“O documentário foi muito interessante. Eu não conhecia a história que foi trazida. E acho que foi um cuidado do Tribunal para com as mulheres e procurou mostrar pra gente o reconhecimento do trabalho do universo feminino, a realização de sonhos e todo esse ganho que a mulher teve ao longo do tempo”, disse a servidora da Diretoria de Infraestrutura e Obras do TJTO, Juliana Rosa Barcelos Costa.

As servidoras também foram presenteadas com um convite especial para assistir ao filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Aclamado pela crítica, o longa venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano e traz uma história emocionante sobre força e resiliência.

Um dia repleto de simbolismo, trouxe uma homenagem não só ao cinema, mas também a todas as mulheres que, como as protagonistas dos filmes, escrevem suas próprias histórias de luta, perseverança e conquistas no mundo jurídico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias