Com o objetivo de levar informação e conscientização sobre os seus direitos das mulheres, o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, uma ação relacionada a educação em direitos nas estações de ônibus Apinajé e Xambioá, em Palmas.
Realizada na véspera do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março, a iniciativa contou com a participação da coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, e das servidoras do Núcleo, Nicolle Vilhena Vieira e Francielis Ferreira Vargas. Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos com o tema “Violência doméstica não é amar, é crime!” que aborda a violência doméstica, medidas protetivas e canais de denúncia, reforçando a importância da informação como ferramenta de proteção e empoderamento feminino. Para conferir o conteúdo e fazer download gratuito, acesse: < https://postify.defensoria.to.def.br/documento/67397/download >
“Nosso objetivo é levar informação para as mulheres, para que elas saibam que não estão sozinhas e que têm direitos garantidos. Muitas vítimas de violência não conhecem os serviços disponíveis ou têm medo de buscar ajuda. Por isso, ações como essa são fundamentais para aproximar a Defensoria Pública da sociedade e incentivar as mulheres a romperem o ciclo da violência”, destacou a Defensora Pública.
Educação em direitos
Como parte das atividades de educação em direitos, em alusão ao Mês da Mulher, o Nudem realizou palestras nessa quinta-feira, 6, no Colégio Frederico e no Colégio Criança Esperança em Palmas, e nesta sexta-feira, 7, estará no Colégio Militar em Palmas e no Colégio Militar Custódia da Silva Pedreira, em Porto Nacional.