Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins lança panorama que contribui para formulação de políticas públicas em benefício das mulheres

Publicação traz um diagnóstico estruturado em cinco capítulos, com dados sobre demografia, saúde, educação, mercado de trabalho e empreendedorismo

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
07/03/2025 às 20h41
Governo do Tocantins lança panorama que contribui para formulação de políticas públicas em benefício das mulheres
Entrega simbólica do levantamento para a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, ocorreu na Seplan.

 

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) lançou, nesta sexta-feira, 7, o Perfil Socioeconômico da Mulher Tocantinense, que está disponível no link. O material, desenvolvido pela Superintendência de Planejamento Governamental, por meio da Gerência de Informações Socioeconômicas, traz um diagnóstico estruturado em cinco capítulos, com dados sobre demografia, saúde, educação, mercado de trabalho e empreendedorismo. 

Conforme a publicação, o Tocantins soma 754 mil mulheres, o que equivale a 49,9% da população do estado. Na demografia, o estado tem a predominância da população feminina em 14 cidades, entre elas, Araguaína, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. 

Na área da educação, as mulheres são maioria tanto no número de ingressantes quanto no número de concluintes; nas universidades federais, as mulheres representam 63,9% dos concluintes. No empreendedorismo, 40% das mulheres são Microempreendedores Individuais (MEIs), com destaque para o setor de serviços em áreas como tratamentos de beleza e cabeleireiras; e no comércio de vestuário, acessórios e cosméticos.

O secretário de Estado do  Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, destacou que a iniciativa é um instrumento de análise que contribui para a formulação de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e à promoção da equidade de gênero. “As  informações socioeconômicas levantadas são de suma importância para entender a situação das mulheres, definir ações e estratégias de planejamento. É fundamental a transparência nas ações governamentais para ampliar as oportunidades e fortalecer a presença das mulheres em todas as esferas da sociedade”, enfatizou o secretário. 

O panorama também foi apresentado nesta sexta-feira, 7, à titular da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), Berenice Barbosa, e à sua equipe técnica. “Entender a realidade das mulheres e os seus desafios permite agir para fortalecer a qualificação feminina, impulsionando o desenvolvimento do estado”, pontuou.

Com a utilização de infográficos, o levantamento evidencia os avanços conquistados ao longo das últimas décadas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias