Terça, 14 de Janeiro de 2025
22°C 23°C
Palmas, TO
Publicidade

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente realiza chamamento público para a composição do Comitê de Participação de Adolescentes do Tocantins

Adolescentes de 12 a 16 anos podem se candidatar para atuar na gestão 2025-2027; inscrições estarão abertas de 13 de janeiro a 6 de abril

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
07/01/2025 às 16h00 Atualizada em 07/01/2025 às 16h05
Conselho Estadual da Criança e do Adolescente realiza chamamento público para a composição do Comitê de Participação de Adolescentes do Tocantins
Iniciativa destinada a garantir que os adolescentes tenham voz.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/TO), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), abre inscrições para o Edital Nº 03/2024, que visa compor o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), para o biênio 2025-2027. Este é um espaço exclusivo para adolescentes contribuírem ativamente na elaboração e implementação de políticas voltadas aos seus direitos, bem como, a promoção da diversidade e inclusão social.

Podem participar do Comitê, adolescentes de 12 a 16 anos que estejam regularmente matriculados na rede de ensino pública ou privada do Tocantins.

São oito vagas para indicação de adolescentes de organizações da sociedade civil e instituições governamentais representadas no Cedca e seis vagas abertas para adolescentes de movimentos sociais e representações livres.

Os adolescentes selecionados atuarão como representantes em reuniões e eventos promovidos pelo Cedca com direito a voz e participação ativa. Eles também ajudarão a organizar atividades e fiscalizar a execução de políticas públicas direcionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Critérios

Todos os candidatos poderão se inscrever entre os dias 13 de janeiro a 6 de abril de 2025, por meio do formulário on-line: , observando os seguintes critérios: ter entre 12 e 16 anos; estar matriculado na rede de ensino pública ou privada no Estado; apresentar uma carta de intenção de compor o CPA/Cedca; enviar documentos pessoais (RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço); apresentar documentos do responsável legal (RG e CPF).

Para a inscrição da indicação de adolescentes que fazem parte de entidades da sociedade civil e de instituições governamentais representadas no Cedca a entidade deve estar regularmente registrada no Cedca; e os adolescentes devem, necessariamente, participar de alguma atividade da entidade relacionada à adolescentes/juventude.

Para a inscrição de adolescentes que contemplem grupos sociais diversos como indígenas, negros, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, além de adolescentes em acolhimento institucional e em cumprimento de medida socioeducativa, o movimento social deve apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), se possuir; o movimento social deve apresentar relatório ou correlato, das atividades desenvolvidas em âmbito estadual que comprove ação por pelo menos 02 anos; as representações livres não são obrigadas a apresentarem documentação comprobatória de atuação.

O resultado preliminar da classificação será divulgado pelo Cedca no site da Seciju na aba do Conselho até o dia 14 de abril de 2025. Para mais detalhes, consulte o edital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Governo do Tocantins destinou cerca de R$ 5,5 milhões dos recursos da venda de créditos de carbono do programa de REDD+ para implementação do Módulo de Análise do Cadastro Ambiental Rural.
Recursos Hídricos Há 3 horas

Com investimentos de mais de R$ 5 milhões do programa de REDD+, Governo do Tocantins moderniza sistema de análise de processos do Cadastro Ambiental Rural

Modernização contempla a atualização de bases de dados, estruturação física e qualificação técnica da equipe responsável pelos processos na Semarh

O governador Wanderlei Barbosa; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes (no ato representando o governador); e o secretário de Estado da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira, receberam da PMTO o título de Doutor Honoris Causa.
Título Honorífico Há 23 horas

Governador Wanderlei Barbosa e secretários estaduais são homenageados pela PMTO com título de Doutor Honoris Causa

Honraria foi concedida nesta segunda-feira, 13, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto); no ato, o governador foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

CGE realizou o 2º Encontro de Corregedorias do do Tocantins, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento profissional para agentes públicos que atuam na área correicional.
Gestão Pública Há 2 semanas

Governo do Tocantins capacita cerca de 5 mil servidores em controle e gestão pública em 2024

Iniciativa visa aprimorar a eficiência administrativa e fortalecer a transparência no uso de recursos públicos

Governador Wanderlei Barbosa e o presidente da ATI, Alírio Félix, recebem o prêmio nacional pelo avanço na oferta de serviços digitais e soluções inovadoras
Serviços Públicos Há 2 semanas

Governo do Tocantins avança na modernização dos serviços públicos e consolida o estado como referência em inovação

Em 2024, a ATI Tocantins modernizou serviços, promoveu economia com digitalização, capacitou servidores e otimizou infraestrutura tecnológica

Dos mais de 8 mil serviços, cerca de 1 mil foram relacionados à habilitação e 6 mil envolvendo veículos.
Detran/TO Há 2 semanas

Detran/TO amplia atendimento e realiza mais de 8 mil processos na última semana do ano

Ação visa garantir que todos os usuários do órgão estejam em conformidade com a legislação de trânsito, principalmente neste período de festividades.

Lenium - Criar site de notícias