Domingo, 13 de Outubro de 2024
38°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Serviço Social

Governo do Tocantins lança projeto Abraçando a Mulher Idosa

Em parceria com o Sesc Tocantins, o evento ocorreu nesta quinta-feira, 19, no Centro de Atividades da Região Norte em Palmas

19/09/2024 às 22h51
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
Compartilhe:
Lançamento do projeto Abraçando a Mulher Idosa no Centro de Atividades da Região Norte, em Palmas
Lançamento do projeto Abraçando a Mulher Idosa no Centro de Atividades da Região Norte, em Palmas

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc Tocantins), realizou nesta quinta-feira, 19, o lançamento do projeto Abraçando a Mulher Idosa no Centro de Atividades da Região Norte, em Palmas. O projeto tem como objetivo apoiar as mulheres idosas, fortalecer sua autoestima, prevenir a violência e incentivá-las a buscar apoio e orientação profissional.

Durante o lançamento, a Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “Hoje, estamos dando um passo significativo na valorização das nossas mulheres idosas. O Abraçando a Mulher Idosa é uma iniciativa essencial para fortalecer a autoestima e garantir que essas mulheres saibam que são merecedoras de respeito e dignidade. Queremos que cada idosa entenda seus direitos e sinta-se encorajada a buscar apoio em situações de vulnerabilidade. Além disso, o Governo do Tocantins tem trabalhado para promover políticas públicas que assegurem a inclusão, proteção e autonomia dessas mulheres,” enfatizou.

A assistente social e técnica responsável pelo grupo de idosos do Sesc em Palmas, Núbia Pereira, explicou que o maior desafio na conscientização sobre a violência contra as mulheres idosas é a falta de informação, tanto por parte das idosas quanto de suas famílias, e destacou que a própria família muitas vezes é negligente e não oferece o apoio necessário. "A solidão e o abandono por parte de familiares e amigos são as formas mais comuns de violência enfrentadas pelos idosos. No Sesc, trabalhamos com o acolhimento humanizado, proporcionando qualidade de vida por meio dos serviços oferecidos, e essa parceria com a Secretaria de Estado da Mulher é uma grande oportunidade para melhorar o apoio aos idosos, facilitando o encaminhamento a serviços especializados e garantindo acesso a uma equipe multidisciplinar", finalizou.

Maria Marta, frequentadora do Sesc desde janeiro de 2024, enfatizou como o projeto Abraçando a Mulher Idosa é fundamental para proporcionar liberdade, diversão e socialização aos participantes. "O Sesc oferece um ambiente acolhedor onde podemos participar de bailes, passeios e dinâmicas que trazem energia positiva para o nosso dia a dia. A amizade e o apoio entre nós são essenciais. Apesar da idade, nos sentimos alegres e ativas, rejuvenescidas pela convivência e pelas atividades que o Sesc proporciona e projetos como esse proporcionam alegria para nós idosos", ressaltou.

A questão da violência contra a pessoa idosa foi um dos temas centrais abordados no evento, destacando a gravidade desse problema, que se manifesta de diversas formas, como negligência, abuso físico, psicológico e sexual. Muitas dessas violências ocorrem dentro de relações de confiança, o que agrava o sofrimento das vítimas. Dados do Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), indicam um aumento preocupante nos casos de violência contra idosos. Neste ano, o Disque 100 registrou 129,5 mil violações físicas contra a pessoa idosa de janeiro a maio, um aumento de 106% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 62,7 mil registros. A maior parte das agressões físicas acontece dentro da própria casa da pessoa idosa, no seio da família, cometidas por pessoas muito próximas, como filhos, cônjuges, netos ou cuidadores domiciliares.

As atividades do projeto foram voltadas para melhorar a qualidade de vida das participantes e ressignificar suas experiências, por meio de rodas de conversa com temas que esclareceram os direitos das idosas e as incentivaram a buscar apoio profissional, especialmente aquelas que já vivenciaram situações de violência. A programação incluiu apresentação do Cordel Maria da Penha, uma dinâmica de autocuidado conduzida pela psicóloga Caroline Penido, e uma roda de conversa sobre Violência Contra o Idoso, coordenada pela diretora Áurea. Além disso, o evento contou com uma apresentação musical do Sexteto 190, do Corpo Musical da Polícia Militar do Tocantins.

Durante o evento, as participantes puderam desfrutar de um coffee break e aproveitar uma tarde de beleza, que incluiu corte de cabelo, maquiagem e a confecção do Cartão do Idoso. Além do Sesc, o projeto contou com a parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Polícia Militar e a Mary Kay.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias