Domingo, 13 de Outubro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Segurança Pública Segurança Pública

Conselho de Segurança Pública do Tocantins realiza eleição de membros para o Biênio 2024/2026

Sete instituições participaram do pleito e seis foram eleitas

18/09/2024 às 22h42
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
Compartilhe:
O processo ocorre a cada biênio e é voltado para as Guardas Municipais, os Agentes de Trânsito, as entidades associativas ou sindicais das forças de segurança pública e as organizações da sociedade civil relacionadas a políticas de segurança pública e def
O processo ocorre a cada biênio e é voltado para as Guardas Municipais, os Agentes de Trânsito, as entidades associativas ou sindicais das forças de segurança pública e as organizações da sociedade civil relacionadas a políticas de segurança pública e def

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Na tarde desta terça-feira, 17, foi realizada a Eleição para membros do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) referente ao Biênio 2024/2026. O pleito foi realizado no Gabinete de Gestão Integrada do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), em Palmas. O processo ocorre a cada biênio e é voltado para as Guardas Municipais, os Agentes de Trânsito, as entidades associativas ou sindicais das forças de segurança pública e as organizações da sociedade civil relacionadas a políticas de segurança pública e defesa social.

A eleição foi presidida pelo secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, que destacou a importância do Conselho. "O Conesp é um Órgão estratégico do sistema de segurança pública e essa eleição representa um momento de renovação. O conselho desempenha um papel crucial na formulação de políticas e estratégias para garantir a segurança da nossa comunidade", afirmou. 

Antes do início da votação, realizada pelo voto secreto, o secretário fez uma breve exposição sobre o Conesp e, logo depois, os inscritos tiveram cinco minutos para exporem os projetos de suas entidades e pedirem voto. Em seguida, o pleito foi realizado sob a supervisão da Comissão Eleitoral formada por integrantes do Conselho. 

Participaram do pleito sete instituições, sendo cinco de representantes de caráter associativo ou sindical das forças de segurança pública e órgãos vinculados e duas da sociedade civil. Ao final, seis entidades foram eleitas.

Resultado

Pela sociedade civil, foram eleitas duas organizações: Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (Facomto). 

Entidades de caráter associativo ou sindical das forças de segurança pública e órgãos vinculados: Associação dos Agentes de Trânsito e Transporte do Estado do Tocantins (Aagtransi/TO); Associação dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Tocantins (Adepto); Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Tocantins (Prosispen) e Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito). 

Posse

O resultado final da eleição será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE) no dia 1° de outubro e a posse dos novos membros do Conesp/TO ocorrerá em uma solenidade específica no dia 20 de novembro.

Conesp/TO

O Conselho de Segurança Pública do Tocantins - CONESP/TO, órgão colegiado permanente, tem função consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social. Compete ao CONESP/TO: Propor diretrizes para as políticas públicas de segurança e defesa social, com vistas à prevenção da violência e repressão qualificada da criminalidade; acompanhar: a execução da Política Estadual de Segurança Pública; as condições de trabalho, a valorização e o respeito pela integridade física e moral dos agentes de segurança pública e de defesa social; a apuração das denúncias em tramitação nas respectivas corregedorias, a fim de obter um resultado célere; o grau de confiabilidade e aceitabilidade do órgão pela população por ele atendida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias