Domingo, 08 de Setembro de 2024
25°

Tempo limpo

Palmas, TO

JUSTIÇA Workshop

Violência obstétrica e questões de gênero étnico-raciais estão entre temas previstos no workshop

Violência obstétrica e questões de gênero étnico-raciais estão entre temas previstos no workshop

02/09/2024 às 17h47
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: DPE-TO
Compartilhe:
Violência obstétrica e questões de gênero étnico-raciais estão entre temas previstos no workshop

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), promove, na sexta-feira, 6, o Workshop “Desafios para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher”. Voltado a membras(os) e servidoras(es) da Instituição, além do público em geral, o evento será realizado no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, na sede da Defensoria em Palmas, das 8 às 12 horas. Para participar, inscreva-se aqui.

A programação do Workshop contará com quatro palestras, sendo a primeira delas “A influência da violência doméstica nos homicídios cometidos por mulheres”, a ser ministrada pela titular da 18ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri de Palmas, defensora pública Luciana Costa da Silva. Na sequência, conduzirá a palestra “Violência obstétrica”, a titular da Defensoria Pública de Fazenda Pública de Porto Nacional e coordenadora do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra), defensora pública Kenia Martins Pimenta Fernandes.

Continua após a publicidade
Anúncio

A terceira palestra será ministrada pela cientista social, ativista, defensora popular, professora e mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ana Cleia Kika, que abordará o tema “Questões de gênero étnico-raciais”. Por fim, a psicóloga mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília Mariana Miranda Borges vai discutir a temática “Os impactos psíquicos da violência de gênero”, encerrando o ciclo de palestras.

Mediação e debates

Após as apresentações, o coordenador do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Tarsis Barreto Oliveira fará a mediação dos debates sobre os temas propostos. Tarsis Barreto é pós-doutor em Ciências Criminais pelo Instituto de Criminologia e Direito Penal da Universidade de Sorbonne, da França, além de doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Parceiros

Uma realização da DPE-TO por meio da Esdep, o Workshop conta com a parceria do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulheres (Nudem) da DPE-TO; da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) no Programa de Pós Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Certificado

O Workshop “Desafios para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher” terá carga horária total de 4 horas. Ao final do evento, serão emitidos certificados às(aos) palestrantes, organizadoras(es), membras(os) e servidoras(es) participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias