Governo do Tocantins vai entregar para escolas localizadas nos municípios de Mateiros, Tocantínia e Chapada da Natividade um sistema doméstico de biodigestão mais avançado, eficiente e fácil de usar. Secretários, diretores e gestores de educação discutiram sobre a implementação desse tipo sistema em quatro escolas do Estado em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 27, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Palmas. Os biodigestores usam a decomposição de resíduos sólidos, como orgânicos, dejetos e esterco, para a produção de gás de cozinha e biofertilizantes.
Com a medida, escolas em comunidades indígenas e quilombolas do Estado serão pioneiras na instalação desse sistema. “É uma novidade para o Tocantins e, principalmente, para as escolas da rede pública de ensino. Estamos prontos para levar mais essa tecnologia de ponta para as nossas comunidades”, destacou o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente.
A instalação de biodigestores além de atender às exigências de excelência ambiental da Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), oferecerá uma experiência interdisciplinar aos alunos matriculados na rede pública. Essa iniciativa representa um avanço para o Estado, no que diz respeito à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas.
O secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, expressou a alegria dessas comunidades serem contempladas. “É ancestralidade, educação, sustentabilidade e transversalidade. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Sepot por esse trabalho brilhante e pela nossa parceria. Os biodigestores serão bem-vindos nos ambientes escolares e de conhecimento para propagar o uso consciente nas comunidades indígenas e quilombolas”, afirmou.
A analista da Diretoria de Proteção aos Indígenas da Sepot, Milene Souza, que esteve à frente da apresentação do sistema doméstico de biodigestão no encontro, pontuou o avanço nas políticas educacionais com a implantação desse sistema inovador que também enriquece o debate da trajetória de resíduos sólidos no Tocantins.
Escolas beneficiadas
A instalação do primeiro biodigestor ocorrerá entre os dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Ensino Médio Xerente Warã, em Tocantínia. A ação será aberta à comunidade local. A empresa responsável pela instalação, a HomeBiogas, fará um treinamento sobre a utilização e as precauções pertinentes ao sistema.
A Escola Estadual Skrawe, na reserva indígena Xerente, também em Tocantínia, deve receber a instalação do equipamento entre os dias 5 e 6 de setembro. No Povoado Mumbuca, em Mateiros, a Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos deve receber o biodigestor entre os dias 9 e 12 de setembro. Já em Chapada da Natividade, no Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, os alunos devem receber o novo equipamento entre 13 e 14 de setembro.
Empresa responsável
A HomeBiogas é uma empresa reconhecida na política de geração de energia limpa e sustentável, que está presente em seis continentes, espalhada em mais de 100 países e já atendeu mais de 30 mil consumidores ao redor do mundo. Com uma trajetória sólida, conta com diversas parcerias mundiais, como o Fundo Mundial da Natureza (WWF), a National Aeronautics and Space Administration (NASA), além de prêmios como o Energy Globe Award, World Sustainability Awards, em 2022; e Banheiros Mudam Vidas.
Sustentabilidade
O biogás é uma fonte de energia cada vez mais promissora, com diversos benefícios para o meio ambiente e a economia. Produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos, dejetos animais e resíduos, ele se apresenta como uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.
Mín. 24° Máx. 39°