O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) está com inscrições abertas para a nova turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). O projeto é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e será executado nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins e Dianópolis.
O Projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa do CBMTO que visa ensinar às crianças e adolescentes os fundamentos das atividades dos bombeiros, com a finalidade de fortalecer e auxiliar na educação, promover cidadania e desenvolver atividades de cunho social e pedagógico. Os participantes terão a chance de aprender sobre técnicas de rapel, primeiros socorros, combate a incêndios e outras habilidades essenciais, sempre com total segurança e supervisionados por profissionais experientes do Corpo de Bombeiros.
“É muito importante receber esses novos bombeiros mirins e nossa intenção é repassar conhecimentos da nossa área de bombeiro, como rapel, primeiros socorros, combate a incêndio, civismo, disciplina, proteção ao meio ambiente. É uma área social que nós trabalhamos com a sociedade para esses, que serão futuros profissionais, tanto na área da segurança pública, na área da educação, da saúde, ou qualquer outra área que se interessar, mas que passe aqui pelo bombeiro e que a gente contribua para a formação dessas crianças e adolescentes para a vida”, enfatiza o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
As aulas ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, em dias alternados: terça, quarta e quinta-feira. Para adequar o projeto à rotina escolar das crianças, aqueles que estudam pela manhã participam das atividades à tarde, enquanto os que têm aula no período da tarde poderão se envolver no projeto pela manhã.
Inscrições e documentação
As inscrições começaram nessa segunda-feira, 5, e seguem até sexta-feira, 9. Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7 às 13 horas, e na sexta-feira, das 8h10 às 12 horas, nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar. Para se inscrever, é necessário apresentar: cópia do RG e CPF da criança; cópia do comprovante de endereço atual dos pais ou responsáveis; declaração de matrícula escolar e, se for o caso, comprovação de bolsista.
Vagas e faixa etária
A quantidade de vagas é limitada e varia conforme a faixa etária e o município. São 35 vagas por período para Palmas, de 11 a 13 anos; Porto Nacional, de 10 a 12 anos; Gurupi, de 12 a 14 anos; Araguaína, de 12 a 14 anos; Araguatins, de 11 a 13 anos. Em Dianópolis, são 30 vagas por período, de 10 a 12 anos. Para mais informações, entre em contato com o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de sua região e acesse o edital do projeto no site do CBMTO https://www.to.gov.br/bombeiros na aba Projetos Sociais>Proebom>2024/2º Semestre.
Mín. 24° Máx. 39°