Domingo, 08 de Setembro de 2024
25°

Tempo limpo

Palmas, TO

Cidades MEIO AMBIENTE

Naturatins acompanha início da operação de aterro sanitário em Dois Irmãos

Órgão ambiental destaca importância da disposição adequada de resíduos para preservação dos recursos naturais

05/08/2024 às 13h59
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
Compartilhe:
Aterro possui estruturas para drenagem e monitoramento integradas
Aterro possui estruturas para drenagem e monitoramento integradas

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) acompanhou, na sexta-feira, 2, a inauguração do aterro sanitário de Dois Irmãos do Tocantins. O novo aterro é equipado com drenagem de chorume e tratamento, drenagem de água pluvial, drenagem de gases e um sistema de monitoramento integrado. Órgão ambiental responsável pela regulamentação, o Instituto emitiu a Licença de Operação.

Conforme a coordenadora do escritório regional de Paraíso, Rute Carlos, Dois Irmãos do Tocantins é o único município do Vale do Araguaia que conseguiu cumprir o prazo final estabelecido pela Lei de Saneamento Básico, que determinou o fim dos lixões até 2 de agosto de 2024. O próximo passo do município inclui o cadastro e o fortalecimento de catadores e associações, além da implantação da coleta seletiva para promover a reciclagem e a política de logística reversa.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Atualmente, a área do aterro também recebe carcaças em valas com drenagem de chorume e gases direcionados para tratamento, utilizando cal. No entanto, um matadouro será instalado em breve, permitindo que essas carcaças sejam incineradas ou utilizadas em fábricas de ração. Em conformidade com a Lei n° 12.305/2010, o município criou um local ambientalmente adequado para a disposição dos resíduos", destacou Rute Carlos.

O escritório regional do Naturatins em Paraíso acompanha e cobra ações do município desde 2018. Em 2022, o projeto do aterro começou a ser instalado, o que resultou no início das operações dentro do prazo. O monitoramento será realizado por meio de análises da qualidade da água subterrânea e do sistema de tratamento de efluentes.

Rute Carlos destaca ainda a importância de os gestores seguirem a legislação, eliminando os lixões e garantindo uma disposição ambientalmente adequada dos resíduos, o que garante a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população. “A sociedade também tem um papel crucial na garantia de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos. Estamos à disposição para orientar e direcionar gestores no cumprimento das leis ambientais, assegurando que mais municípios possam alcançar resultados positivos como o de Dois Irmãos do Tocantins", finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias