Domingo, 08 de Setembro de 2024
25°

Tempo limpo

Palmas, TO

Segurança Pública Segurança Pública

Governo do Tocantins empossa 1° Conselho Comunitário de Segurança Rural do Estado

Conseg foi implantado na região do projeto São João, em Porto Nacional

02/08/2024 às 15h17
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: Governo Tocantins
Compartilhe:
Conseg atende a região do Projeto São João e é um marco por ser o primeiro conselho comunitário constituído fora do ambiente urbano
Conseg atende a região do Projeto São João e é um marco por ser o primeiro conselho comunitário constituído fora do ambiente urbano

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O 1° Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural do Tocantins foi empossado na noite dessa quinta-feira, 1° de agosto, em solenidade realizada na Escola Municipal Ercina Monteiro Pereira, em Porto Nacional. O Conseg atende a região do Projeto São João e é um marco por ser o primeiro conselho comunitário constituído fora do ambiente urbano.

Na ocasião, a superintendente de Segurança Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Maria de Fátima Holanda, que representou o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou a satisfação e a alegria em ver a comunidade engajada em busca de melhorias. “É muito satisfatório ver a empolgação dessa nova diretoria, saber que a iniciativa partiu dos próprios moradores e ter a certeza de que teremos resultados ainda melhores nesta região. Saibam que a SSP/TO está de portas abertas. Somos parceiros e, juntos, teremos grandes resultados”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O diretor de Polícia Comunitária da Segurança Pública do Tocantins, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, explicou que o conselho terá grande contribuição para debate e solução de problemas. “O Conselho veio para fortalecer os laços entre a comunidade e as forças de segurança. A Polícia Comunitária, por meio da SSP/TO, vem solidificando esse trabalho em todo o Tocantins, construindo uma relação de confiança e trazendo a comunidade para participar, debater e definir estratégias para melhorar a segurança pública da região. Agradecemos imensamente a cada um que deixou sua casa para se juntar a nós na busca de melhorias para o Projeto São João”.

O presidente empossado Welington Pereira fez questão de destacar a importância da participação da comunidade para que o Conselho tenha efetividade. “Hoje [quinta-feira, 1° de agosto], o projeto São João entra para a história e essa história terá ainda mais sucesso se a comunidade se empenhar de verdade em contribuir com as forças policiais. A polícia sozinha não consegue trabalhar e vamos fazer isso juntos. O primeiro grande passo já foi dado e, por isso, quero agradecer as instituições, por todo apoio”, agradeceu.

Além da presença de moradores da região, a solenidade contou com a participação de representantes da Polícia Militar do Tocantins, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Porto Nacional. O tenente Josivan da Silva Cruz, representando o 6° Batalhão de Polícia Militar, também aproveitou a oportunidade para reforçar que o 6º BPM é atuante na região. “Nosso Batalhão está apto e pronto para atender as demandas dos moradores dessa região. Quando juntamos forças, polícia e comunidade, não há como errar”, destacou.

Durante a solenidade, os membros fizeram o juramento de posse e receberam certificados. A partir de agora, o Conseg está pronto para atuar como instituição constituída. 

Membros do Conseg Rural Projeto São João:

Diretoria

Presidente: Welington Pereira Sousa

Vice-presidente: Waldemir Martins de Souza Júnior

Primeira-secretária: Raffaela Dias Siqueira

Segunda-secretária: Leidiane Pereira Barbosa

Primeiro-tesoureiro: Roberto Caetano Mendonça

Segunda-tesoureira: Maria Marques da Silva


Conselho Fiscal

1° Jairo Muniz de Amorim

2° Daniel José Bernardes

3° Nilson Antônio Mutz


Polícia Civil: 

Alexandre Magno Medeiros - Agente de Polícia

Polícia Militar:

SGT QPPM Graciliano Batista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias