Localizada a 12 km do santuário, a barraca organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), oferece suporte de apoio para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos romeiros que fazem o percurso de 24 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado do Bonfim , onde ocorre as festividades de Nosso Senhor do Bonfim.
A Setas já promove essa ação de acolhimento e atendimento aos romeiros desde o ano de 2002, e chega a atender cerca de 2 mil pessoas diariamente. “A Setas disponibiliza esse espaço, entre Natividade e o Santuário, para acolher aos devotos, famílias e grupos de romeiros que professam a sua fé por meio da romaria. É um local para descansar, recuperar as energias e prosseguir em direção ao santuário”, afirmou o secretário Jonis Calaça.
A barraca para acolhimento estará disponível a partir da terça-feira, 6, e os visitantes da barraca serão recepcionados por uma equipe multifuncional, que além de oferecer apoio também esclarece as ações e serviços da Setas, tanto na área da inclusão produtiva urbana e rural, qualificações e capacitações, como os demais projetos e programas.
A ação de acolhimento conta com a parceria da Secretaria Geral da Governadoria; Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Sechid), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviçosm (Sics), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros (CBMTO), Ceasa/Tocantins, Projeto Manoel Alves, e agricultores familiares.
Romaria do Senhor do Bonfim
O evento religioso ocorre de terça-feira, 6, até sábado, 17 de agosto, no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado.
Durante as festividades os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 246 km do povoado.
A festa religiosa que terá início na terça, 6, com a novena de Nosso Senhor do Bonfim, e recebe anualmente milhares de fieis vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil.
Tradição
A tradição do Bonfim na região teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado Bonfim. Conta a tradição popular, que ele a teria levado para a cidade e que, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrada. Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins.
Mín. 24° Máx. 39°