Terça, 17 de Junho de 2025
22°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Defensoria Pública do Tocantins Realiza Mapeamento de Demandas Indígenas na Aldeia Manoel Alves em Goiatins

Em visita à Aldeia Manoel Alves, Defensoria Pública levanta demandas individuais e coletivas

JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS
Por: JAVAN QUIXABEIRA DE JESUS Fonte: DPE/TO
18/09/2024 às 06h25 Atualizada em 18/09/2024 às 06h59
Defensoria Pública do Tocantins Realiza Mapeamento de Demandas Indígenas na Aldeia Manoel Alves em Goiatins
Conversa com a Coordenação da Escola Estadual Indígena 19 de abril para levantamento das demandas.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve na última terça-feira, 17, na aldeia Manoel Alves, município de Goiatins, para mapeamento das demandas individuais e coletivas das(os) indígenas da etnia Krahô.

Na Aldeia, a coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), defensora pública Letícia Amorim, e o defensor público Dianslei Gonçalves Santana se reuniram com a Coordenação da Escola Estadual Indígena 19 de abril para realizar a escuta das demandas coletivas e proporcionar auxílio nas questões apresentadas.

Foi a primeira vez que eles tiveram esse tipo de atendimento e foi muito proveitoso. Iremos preparar rodas de conversa sobre inclusão acerca de pessoas com deficiência, uma demanda deles que nos foi apresentada. Conversamos, também, com o cacique para organizarmos um atendimento da Defensoria Pública na aldeia no próximo mês com atendimentos também do INSS e DPU”, contou Letícia Amorim.

Educação Indígena

Também em atendimento aos povos indígenas, na sexta-feira última, 13, o Nucora e o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) nas aldeias Suprawahã e Bom Jardim, município de Tocantínia, etnia Xerente, para atender demandas da educação.

Segundo a Coordenadora do Nucora, em conversa com os caciques e professores foi possível mapear as dificuldades e peculiaridades acerca da educação indígena do povo Xerente.

As visitas às aldeias vão subsidiar a atuação do Nucora nas tratativas com os gestores para resolução das demandas levantadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias